Depois de ter ganho o prémio da DGA pela realização de 'The Hurt Locker', Kathryn Bigelow repete o feito, desta vez nos BAFTA. Mas a Academia Britânica não se limitou a apenas consagrar Bigelow como realizadora - consagrou o seu filme. 'The Hurt Locker' foi o principal vencedor, arrecadando o galardão de Melhor Filme, Melhor Realizador, Melhor Argumento Original, Melhor Fotografia, Edição e Som. O que equivale a dizer que encostou completamente a um canto o filme-sensação de James Cameron - 'Avatar' apenas venceu nas categorias de Efeitos Especiais (sem grande surpresa) e Production Design.
Para além do protagonismo do filme de Bigelow, houve ainda espaço para se começarem a firmar algumas certezas em certas categorias. Mo'Nique continua a somar prémios pelo seu desempenho em 'Precious', assim como a banda sonora de 'Up'. Christoph Waltz segue o mesmo caminho, e Jason Reitman continua a facturar pelo argumento de 'Up in the Air'. Já no que diz respeito a 'Up', não parece ser preciso esperar por dia 7 para se afirmar que conquistou o Óscar de Melhor Filme de Animação.
Mas as novidades também marcaram presença: Colin Firth saiu vitorioso pela sua interpretação em 'A Single Man', Carey Mulligan venceu por 'An Education' (sem esquecer, no entanto, que Sandra Bullock não estava nomeada) e 'Un Prophète' "roubou" o prémio a Hanecke. A "vampira" Kristen Stewart foi ainda distinguida com o Orange Rising Star Award. Daqui a cerca de duas semanas veremos se a Academia americana partilha da opinião da congénere britânica.
Sem comentários:
Enviar um comentário