Com o desenvolvimento da Internet e do seu uso por parte dos jornais, surgiu um novo tipo de jornalismo, designado por ciberjornalismo, jornalismo online ou webjornalismo. Por ciberjornalismo pode entender-se a produção de textos jornalísticos "na rede e para a rede", ou seja, os conteúdos são produzidos para serem publicados na Web. Bastos (ver links abaixo) diz que o ciberjornalismo " (...) pode ser funcionalmente diferenciado de outros géneros de jornalismo pela sua componente tecnológica enquanto factor determinante em termos de uma definição operacional (...)". Isto significa que no ciberjornalismo é muito importante a utilização das ferramentas e características da Internet.
Que características da Internet são usadas no ciberjornalismo?
As três principais características usadas são multimédia, interactividade e hipertexto. Na Internet o ciberjornalista não enfrenta os constrangimentos existentes nos media tradicionais: tem ao seu dispôr vários meios (texto, imagem, som, vídeo... - multimedialidade) e pode utilizar aqueles que mais se adequam ao conteúdo que quer transmitir; Bastos (ver links abaixo) ressalva que " (...) a forma não deve determinar o conteúdo, mas sim o contrário (...)". Desta forma, há uma convergência (de meios) de forma a que o contéudo seja transmitido de uma forma mais cuidada e completa.
A Internet permite uma grande interactividade, característica também muito importante no ciberjornalismo. Vista por muitos como uma plataforma, a Web estabelece uma comunicação bi-direccional, com uma maior envolvência do utilizador. O público pode interagir com os conteúdos publicados pelo ciberjornalista; este pode permitir que o público responda, comente ou personalize, até, as notícias ou conteúdos publicados.
Por outro lado, a hipertextualidade é fundamental. Com a profusão de conteúdos presentes na Internet, é de extrema utilidade a organização e agregação de conteúdos. Através de hiperligações, o ciberjornalista pode relacionar os conteúdos publicados com outros, com arquivos, ou outros meios. O público tem, assim, à sua disposição várias opções e complementos/alternativas ao conteúdo apresentado.
Há ainda outras características relevantes, como a instantaneidade, a atractividade, a distribuição fácil e a produção mais barata (Granado, ver links abaixo). A conjugação destas características trouxe novas realidades, como actualizações noticiosas contínuas, divulgação da informação a nível mundial ou a personalização dos conteúdos, já referida.
O ciberjornalista...
Como foi acima explanado, o ciberjornalista deve aproveitar as características da Internet na produção de conteúdos. Para além dos princípios do jornalismo tradicional, o ciberjornalista tem de decidir, de entre as potencialidades oferecidas pela Internet, aquela(s) que melhor se adapta(m) ao conteúdo que quer transmitir. Tem ainda a importante função de, no meio de toda a informação disponível na Web, relacionar conteúdos e guiar o público. Obviamente que para poder desempenhar a sua função, o ciberjornalista tem de dominar as várias tecnologias e ferramentas, de forma a tirar o maior partido das potencialidades da Internet. É necessário, assim, que haja formação e investimento nesta área, bem como meios técnicos e humanos, para a afimação dos media noticiosos na Web.
Links de interesse sobre o tema
- Hélder Bastos, "Ciberjornalismo e Narrativa Hipermédia"
- Inês Amaral, "A interactividade na esfera do Ciberjornalismo"
- João Canavilhas, "Webjornalismo: Considerações gerais sobre jornalismo na web"
- Ramón Salaverría, Entrevista
- Diário de Notícias, "Ciberjornalismo português rudimentar dez anos depois"
- Sérgio Denicoli, Mapa mental do ciberjornalismo
- M. Pinto, Ciberjornalismo
- Inês Amaral, Ciberjornalismo
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