
Sara Alves é uma estudante do 11º ano da Escola Secundária de Monção. De 22 de Setembro a 4 de Outubro de 2008, período de aulas, não se encontrava na sua escola. De facto, encontrava-se numa escola - mas na Polónia, na Szkóly Sióstr Felicjanek. Sara e cerca de vinte alunos da Escola Secundária de Monção realizaram um intercâmbio cultural com a escola polaca, ao abrigo do programa Commenius.
Este projecto da União Europeia suporta os custos das viagens e cada estudante tem um correspondente na escola com que existe a parceria Comenius. Desta forma, também não há custos com instalação, uma vez que ficam a viver na casa do seu correspondente.
Sara recebeu, em sua casa, a polaca Agata Soltys. Ficou de 14 a 24 de Maio. Agata gostou de Portugal, mas teve alguns choques: “Acho que um dos grandes choques foi comer uma sopa com couves porque ela olhou para a sopa e só comeu a parte líquida. Eu lá [na Polónia] comi uma sopa tipo caldo verde, mas com ovo cozido. Era muito bom.”. No geral, Sara acha que Agata não apreciou muito a gastronomia portuguesa. Tirando o bacalhau – “Adorou. Ela gosta muito de peixe”.
No início deste ano lectivo, foi a vez dos portugueses viajarem. Dia 22 de Setembro, às 6 da manhã, saíram do aeroporto de Vigo. “Tivemos de fazer escala em Madrid, mas a viagem faz-se bem”. Na Polónia estava mais frio, mas Sara diz que o clima polaco não é muito diferente do português.
Alunos portugueses e polacos que participaram no intercâmbio
Viagem de ida dos portugueses (infografia)
Aluno português na Polónia (vídeo)
Intercâmbio cultural: Na Polónia


Sem comentários:
Enviar um comentário