segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Óscares 2012 - Categorias principais


Comecemos pelo mais fácil. Este ano, as categorias de actor e actriz secundário parecem ser certezas - Christopher Plummer deve ver a sua interpretação de um pai que se revela gay na recta final da vida reconhecida com uma estatueta dourada, o que só abona a favor da Academia. Para além de soar a prémio de carreira, é de facto o coroar de um papel tocante num filme muito bem feito ('Beginners'). Nas senhoras, Octavia Spencer, com a sua "mulher-furacão" em 'The Help', promete subir ao palco do (antigo Kodak) Theatre, e com muita justiça. Apesar de serem quase certezas, quem se poderia afigurar como na segunda linha para vencer? Kenneth Branagh nos senhores, Bérénice Bejo nas ladies.

Já nos papéis principais as coisas complicam-se. Se, por um lado, o actor mudo que cai em desgraça de Jean Dujardin parece talhado para o Óscar, o personagem de George Clooney, com uma enorme profundidade e num filme que promete perdurar, vem baralhar as contas. No entanto, a escolha deve recair no francês. Nas senhoras, o papel de Viola Davis em 'The Help' pode levar a uma vitória e é o único que parece poder "fazer sombra" a uma das melhores actrizes de todos os tempos, recordista de nomeações e provável vencedora: Meryl Streep. Se a decisão se tomasse por aqui, seria a Ma'am a levar para casa mais uma estatueta para juntar à colecção.

Melhor realizador é outra categoria com alguma complexidade: se Michel Hazanavicius tem recolhido prémios, a celebração do cinema trazida com mestria por Michael Scorsese pode sair premiada, não sendo assim tão certo o reconhecimento da obra magistral de Terrence Malick, num filme complexo e tão abrangente. Woody Allen já é habitué, mas a nomeação não passará disso, enquanto que Alexander Payne pode surpreender toda a gente e subir ao palco - afinal, trouxe-nos um filme de emoções, que não cai em clichés e traz ao de cima o melhor Clooney já visto em cinema.

Por último, melhor filme parece ser certo que irá para 'The Artist'. Quem poderá destronar a certeza? 'The Descendants'. Quem não vai ser reconhecido mas merecia? 'The Tree of Life'. Quem poderia ser uma alternativa surpreendente, mas não em demasia? 'Hugo'. As outras têm reconhecem o mérito das fitas em causa, mas não estendem caminho para a consagração. No final, quem deverá ser consagrado é o simpático francês, o cãozinho e a actriz em ascensão.

Sem comentários: