domingo, 5 de setembro de 2010

Um verdadeiro sonho


'Inception' (em Portugal, 'A Origem') começou a gerar imenso interesse ainda nem sequer estava em rodagem. Não era para menos: para além do enorme secretismo em torno do enredo, tratava-se de uma história em que Christopher Nolan - realizador que elevou os filmes sobre heróis de banda desenhada a um novo patamar - trabalhava há dez anos.

Com a revelação do elenco a curiosidade aumentou - Leonardo DiCaprio, Ellen Page e Marion Cotillard numa primeira linha, contando ainda com alguns habitués de Nolan, como Ken Watanabe e Michael Caine. A divulgação do trailer aqueceu ainda mais os ânimos: o filme era sobre o mundo dos sonhos, e as imagens reveladas prometiam um filme complexo.

Finalmente chegado às salas de cinema, o filme atraiu multidões na descoberta do mundo do inconsciente. Semanas após a estreia, continua a somar espectadores e as receitas obtidas já ascendem a mais de 650 milhões de euros. E a razão é simples: Nolan conseguiu, mais uma vez, uma obra-prima.

Se a premissa já revelava a originalidade de Nolan, ao conceber uma realidade em que é possível roubar informação do inconsciente das pessoas enquanto estas dormem, a complexidade e emotividade que lhe conseguiu conferir revelam o génio da sua mente. E, apesar de o filme estar baseado em conceitos, emoções e realidades tão complexas, Nolan vai explicando-os de uma forma subtil ao longo do filme, prendendo a atenção do espectador do início ao fim.

Não querendo revelar pormenores sobre o enredo, importa falar sobre o elenco do filme. Sendo de uma qualidade global inegável, destacam-se Leonardo DiCaprio, Marion Cotillard, Ellen Page e também Joseph Gordon-Levitt. Nota ainda para o excelente contributo da música de Hans Zimmer.

Com um argumento verdadeiramente engenhoso, imagem e efeitos especiais deslumbrantes e um elenco soberbo, 'Inception' é uma viagem alucinante pela mente de Christopher Nolan, um daqueles filmes sobre os quais se diz "nunca ter visto nada assim". Imperdível, portanto. A ser visto e revisto, aguardando-se uma edição em DVD que faça jus à qualidade da película.

Sem comentários: