quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Falta de olho?


Este post vem a propósito do Sporting-FC Porto desta quarta-feira. Contudo, não tem nada a ver com o jogo em si, nem com o árbitro, nem com a equipa que o FC Porto apresentou. Refere-se, isso sim, à transmissão televisiva do jogo, feita pela SIC.

Durante o jogo a SIC parecia mais interessada em mostrar as repetições dos lances... durante outros lances. Ou seja, o espectador via uma jogada, o seu fim, e enquanto começava outra mostravam uma repetição; quando esta acabava, a bola já se encontrava num ponto do campo completamente distinto.

Isto para não referir a forma algo parcial com que um dos comentadores do jogo o relatava. Certo é que, sendo portista, esta crítica pode ser vista com desconfiança; no entanto, o dever do comentador é ser imparcial e, se o espectador não o sente, não está a cumprir a sua função. Quando eram os 'verdes' a ir para a frente, um súbito entusiasmo tomava conta do comentador. A dada altura do jogo, o elogio a João Moutinho, como dizia Mourinho, até fez chorar...

O termo de comparação é, obviamente, os outros canais que costumam transmitir futebol - RTP1 e SportTV - e em que as repetições das jogadas não perturbam a percepção de outras jogadas e onde a imparcialidade é standard. Exemplos a serem considerados pela SIC.

Sem comentários: